Atividade de Arte para o 6° ano - Professora Vêronica 16/10
Bom dia,estudantes da EMAT!!!
Segue abaixo a atividade de Arte para o 6° ano
ATIVIDADE: 16/10/2020 |
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
1º ANO DO 3º CICLO |
|
TURMAS: A, B, C, D. |
SUA TURMA: |
PROFESSOR(A): Verônica Teodora Pimenta |
|
NOME DO(A) ALUNO(A): |
|||
Unidades Temáticas: Artes Visuais /Arte e Identidade |
|||
Objeto de Conhecimento: Expressão e Criação |
|||
Tempo estimado para a realização da atividade: |
|||
Sua alma, sua palma! – parte 01
No componente curricular Arte na escola, geralmente estudamos quatro linguagens: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, tema de hoje. Veja a imagem abaixo, registro do mosaico em vidro e espelho “Double Head”, produzido pela artista Niki de Saint Phalle, em 1998.
Fonte da imagem neste link: https://br.pinterest.com/pin/170785010844386165/. Acesso em 07/10/2020
AO OBSERVAR ATENTAMENTE A IMAGEM ACIMA, RESPONDA:
A figura se parece com alguém de verdade? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Que formas geométricas você percebe nessa obra de arte?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como estão distribuídas as formas nas imagens? Estão separadas? Encaixadas? Elas se misturam?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora, observe atentamente A IMAGEM ABAIXO, reprodução do autorretrato do artista Ismael Nery, obra pintada a óleo sobre tela no ano de 1927.
Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Autorretrato,_1927#/media/Ficheiro:Ismael_Nery_-_Auto-retrato,_1927.jpg. Acesso em 07/10/2020.
A figura se parece com alguém de verdade? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Que formas geométricas você percebe nessa obra de arte?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como estão distribuídas as formas nas imagens? Estão separadas? Encaixadas? Elas se misturam?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o seguinte texto contido no livro de Arte Apoema, 6º Ano, adotado pela nossa escola:
“Você pode observar que o trabalho do pintor brasileiro Ismael Nery (1900-1934) apresenta mudanças de tons e áreas de cor mais claras ou mais escuras que delimitam praticamente todas as formas do corpo. As poucas linhas aparecem nos rostos e na paisagem . Algumas formas se fundem com a paisagem ou entre si. Já o mosaico da pintora, escultora e cineasta francesa Niki de Saint Phalle (1930-2002) é todo dividido por linhas e formas bem definidas, a maioria das cores é chapada (sem mudança de tom) e não se mistura. Desse modo, ela cria um jogo com o preto, branco, e cores diversas distribuídas pelas formas”.
Fonte: BETTINELLI, Auber et al. Apoema, Arte, 6º Ano. São Paulo, Editora do Brasil, 2018, p.12.
As atividades a seguir também foram adaptadas do livro Apoema e são um preparo para você exercitar o traço de desenho. Elas dialogam com os elementos observados nas imagens acima.
Atividade 01 – Observando a palma da mão
Observe, por pelo menos dois minutos a sua mão. Reflita e responda: O que é possível saber sobre uma pessoa olhando apenas para as suas mãos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 02 – Desenhando linhas retas
Materiais necessários: Caderno de Arte e lápis preto ou lápis de cor. Não utilize borracha. O objetivo desta atividade é desenhar linhas retas à mão livre, estudando a sua expressividade. Como no vídeo abaixo:
Desenhe linhas retas horizontais, preenchendo completamente uma folha do seu Caderno de Arte, que não deve ter pautas. Como você aprendeu no vídeo acima, quanto mais próximas as linhas estiverem, será mais fácil fazer esse desenho.
Deixe todos os traços que saírem registrados no papel, combinado? não apague nada.
Atividade 03 – Desenhando linhas curvas
Materiais necessários: Caderno de Arte e lápis preto ou lápis de cor. Preencha completamente uma folha do seu Caderno de Arte com o estudo de linhas curvas Não utilize borracha. O objetivo desta atividade é desenhar linhas curvas à mão livre, estudando a sua expressividade. Como no vídeo abaixo:
Deixe todos os traços que saírem registrados no papel, combinado? não apague nada.
Atividade 04 – Observando e desenhando as linhas da palma da mão.
Agora, você terá um modelo para desenhar as linhas: posicione-se na mesa, com a palma da mão virada para você. Mapeie e desenhe todas as linhas da sua mão. Não tenha pressa, invista o tempo que for necessário. Você está trabalhando a sua concentração e observação para o desenho.
OBSERVAÇÕES:
1) Veja a orientação do livro Apoema, 6º Ano, de onde esses exercícios foram retirados:
“Não tente desenhar a sua mão, mas apenas as linhas que enxerga em toda a sua palma, assim como as divisões que elas criam! Atenção: a regra é tentar registrar as linhas da palma da sua mão no papel, percebendo as formas e divisões que elas criam, como se fossem peças de um mosaico. Não importa se o resultado final vai “se parecer” com a imagem de uma mão. O que importa é a qualidade das linhas que você vai registrar”.
Fonte: BETTINELLI, Auber et al. Apoema, Arte, 6º Ano. São Paulo, Editora do Brasil, 2018, p.15.
2) Fotografe os seus desenhos e envie para o e-mail: veronica.teodora@edu.pbh.gov.br. Receberei o registro de realização do trabalho até a próxima sexta-feira, 23/10/2020.
Bom trabalho!
Com carinho,
Professora Verônica Pimenta
amei
ResponderExcluirMuito bom. Professora tem o gabarito?
ResponderExcluir