Atividade de Língua Portuguesa - Professor Samuel 19/10

 

 

 



 ESCOLA MUNICIPAL ANÍSIO TEIXEIRA - 6º ano2020

    

Atividade de: Língua Portuguesa    Professor (a): Samuel Calixto Lima

Campo/Unidade temática: Leitura

Objetos de conhecimento: - Textualização

- Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais

- Textualização/produção e edição de textos publicitários

Habilidades: EF69LP07, EF69LP09

Tempo estimado para a realização da atividade: 5 horas         


Texto Publicitário: Campanha Educativa

As campanhas educativas têm por objetivo oferecer informações corretas e atualizadas a um

grande número de pessoas, visando conscientizar, mudar comportamentos, atitudes e práticas

ligadas à prevenção de suas vulnerabilidades, cuidados com a saúde, empoderamento,

exercício dos direitos e enfrentamento das violências, etc..

 Panfletos/Folhetos

  • Folhetos/Panfletos podem ser publicitários e comerciais quando apresentam informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou podem ser informativos/educativos por divulgar ideias e opiniões com a intenção de conscientizar e mudar o comportamento de seu leitor.
  • Utiliza-se de uma linguagem multimodal, com imagem, texto verbal, cores, escolha de fonte, entre outros.
  • Os Folhetos/Panfletos usam como estratégia apelativa e argumentativa imagens, escolhas lexicais como adjetivos, advérbios e verbos no imperativo.
  • Possuem textos curtos e objetivos, normalmente são impressos em uma folha avulsa e distribuídos mão a mão, em locais de grande circulação.
 

1) Leia o folheto abaixo e responda às questões.


a) Do que assunto o folheto trata?

b) Qual é o objetivo do folheto?

c) Quais recursos o folheto utiliza para atingir seu objetivo?

d) As imagens despertam a atenção do leitor?

e) As imagens ilustram a mensagem que se deseja passar?

f) As imagens estão em concordância com o público-alvo?

g) O conteúdo textual prende a atenção do leitor? Desperta seu interesse? É criativo e impactante?

h) A mensagem que deseja passar está clara e objetiva?

i) O texto está em concordância com o público-alvo?

j) Contém as informações essenciais sobre o tema?

k) Incentiva o leitor a realizar a ação? Utiliza verbos no imperativo?

 

 Leia com bastante atenção a placa e os anúncios abaixo para responder às questões 2 a 5:


 

2) A língua possui uma função muito importante: GARANTIR A COMUNICAÇÃO. Nos textos acima ocorreu algum tipo de comunicação? A língua cumpriu sua função? Tente explicar com suas palavras, justificando sua resposta.


3) Você percebeu que há nos textos algumas palavras que não estão de acordo com o que a gramática ensina.

a) Faça uma lista destas palavras.

b) Na sua opinião, como podemos evitar que isso ocorra? 

 

4) Em uma folha branca, reescreva a placa e os anúncios fazendo as correções necessárias.

 

5) Agora é sua vez! Seja criativo e crie uma campanha publicitária sobre os cuidados para não pegar a Covid-19.

 

  Não se esqueça de checar:

·         Qual o público-alvo;

·         Mensagem;

·         Informação (ões) indispensável (is);

·         Imagem (ns) de acordo com a mensagem. Cor predominante.

 

Não se esqueça de usar a pontuação corretamente.

 

 

 

Bons Estudos! 

Prof. Samuel Calixto

 

Comentários

Postagens mais visitadas