Atividade de Língua Portuguesa - Professor Samuel 19/10
Texto Publicitário: Campanha Educativa
As campanhas educativas têm por objetivo oferecer informações corretas e atualizadas a um
grande número de pessoas, visando conscientizar, mudar comportamentos, atitudes e práticas
ligadas à prevenção de suas vulnerabilidades, cuidados com a saúde, empoderamento,
exercício dos direitos e enfrentamento das violências, etc..
Panfletos/Folhetos
- Folhetos/Panfletos podem ser publicitários e comerciais quando apresentam informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou podem ser informativos/educativos por divulgar ideias e opiniões com a intenção de conscientizar e mudar o comportamento de seu leitor.
- Utiliza-se de uma linguagem multimodal, com imagem, texto verbal, cores, escolha de fonte, entre outros.
- Os Folhetos/Panfletos usam como estratégia apelativa e argumentativa imagens, escolhas lexicais como adjetivos, advérbios e verbos no imperativo.
- Possuem textos curtos e objetivos, normalmente são impressos em uma folha avulsa e distribuídos mão a mão, em locais de grande circulação.
1) Leia o folheto abaixo e responda às questões.
a) Do que assunto o folheto trata?
b) Qual é o objetivo do folheto?
c) Quais recursos o folheto utiliza para atingir seu objetivo?
d) As imagens despertam a atenção do leitor?
e) As imagens ilustram a mensagem que se deseja passar?
f) As imagens estão em concordância com o público-alvo?
g) O conteúdo textual prende a atenção do leitor? Desperta seu interesse? É criativo e impactante?
h) A mensagem que deseja passar está clara e objetiva?
i) O texto está em concordância com o público-alvo?
j) Contém as informações essenciais sobre o tema?
k) Incentiva o leitor a realizar a ação? Utiliza verbos no imperativo?
Leia com bastante atenção a placa e os anúncios abaixo para responder às questões 2 a 5:
2) A língua possui uma função muito importante: GARANTIR A COMUNICAÇÃO. Nos textos acima ocorreu algum tipo de comunicação? A língua cumpriu sua função? Tente explicar com suas palavras, justificando sua resposta.
3) Você percebeu que há nos textos algumas palavras que não estão de acordo com o que a gramática ensina.
a) Faça uma lista destas palavras.
b) Na sua opinião, como podemos evitar que isso ocorra?
4) Em uma folha branca, reescreva a placa e os anúncios fazendo as correções necessárias.
5) Agora é sua vez! Seja criativo e crie uma campanha publicitária sobre os cuidados para não pegar a Covid-19.
✓ Não se esqueça de checar:
· Qual o público-alvo;
· Mensagem;
· Informação (ões) indispensável (is);
· Imagem (ns) de acordo com a mensagem. Cor predominante.
✓ Não se esqueça de usar a pontuação corretamente.
Bons Estudos!
Prof. Samuel Calixto
Comentários
Postar um comentário